Qual é o luxo do seu evento?

O que é luxo para você? Qual é o luxo que você tenta oferecer aos convidados dos seus eventos ou dos eventos que você organiza para seus clientes?

O seu luxo ou o deles?

Mesmo lembrando que a percepção de sofisticação varia de acordo com nível social, cultural e econômico, você já pensou que avaliar estes aspectos pode não ser suficiente?

Pois é minha gente, luxo é quase como nariz. Cada um tem o seu. Afinal, fatores emocionais, de origem histórica e geográfica influenciam diretamente na forma como cada pessoa interpreta “as borbulhas”.

Ainda mais em se tratando de grupos em geral heterogêneos, todo cuidado é pouco ao utilizar o luxo como um aspecto crucial do seu evento ou viagem de incentivo!

Aí vai um “causo”

Em 2002 eu fui convidada para um treinamento no escritório da Teresa Perez. Um dos ícones da elegância na sociedade paulista e o símbolo brasileiro no mercado do turismo de luxo internacional.

luxo teresa perez the traveller

Imagem – arquivo pessoal

Foi servido um café da manhã para o pequeno grupo de agentes de viagem no terraço e a própria Teresa escaldou cada uma das xícaras antes que seus convidados se servissem de café ou chá.

Na hora não comentei nada. E percebi que boa parte das pessoas ali não deu a devida importância ao fato.

Muito tempo depois nos encontramos novamente e mencionei a história.

Disse a ela como me marcou aquele gesto simples, mas que denotou um cuidado tão sincero. Sempre fui apaixonada por detalhes e por serviço. Para mim, o verdadeiro luxo só é alcançado quando há alguém disposto a entregar o melhor de si em nome da excelência, seja onde e no que quer que seja.

Não tem obrigatoriamente a ver com algo que brilha, pisca ou, necessariamente, custa caro.

Não tem a ver com ostentação.

Eu queria dizer isso para ela. Porque foi vendo aquele escaldar de xícaras que eu consegui traduzir tudo isso em palavras pela primeira vez – que me encantei ao perceber que uma das mulheres mais sofisticadas do país via charme em simplicidades como escaldar uma xícara.

E eu disse. 10 anos depois.

Uns tempos depois recebi pelo correio seu belo livro de viagens com a dedicatória da foto abaixo.

luxo teresa perez the traveller dedicatória

Imagem – arquivo pessoal

Luxo, o que isso significa exatamente?

No meio de tantos termos negativos e pejorativos que dão significância à palavra luxo, há também: comodidade, requinte, capricho, primor, cerimônia, aquilo que agrada aos sentidos sem ser uma necessidade, riqueza de execução.

Luxo pode ser traduzido, dependendo do destinatário, das mais diversas formas.

Que há os que precisam de uma passagem aérea em primeira classe e os que se satisfaçam com uma cerveja gelada (mesmo que o ambiente peça vinho). Os que não abrem mão do tapete vermelho e os que vão a jantares de bermuda.

Conhecer o público e tomar os cuidados necessários quando o apelo escolhido for o luxo, é o que vai fazer a diferença entre o encantamento e o constrangimento dos convidados no seu evento.

luxo teresa perez the traveller

Imagem – arquivo pessoal

 

* Fundadora da Teresa Perez Tours agência e operadora especializada em viagens de luxo personalizadas, inúmeras vezes premiada por associações mundiais de turismo de alto padrão.

Comentários

  1. Cynthia diz

    Maravilhoso!!!!!!!! Sensacional!!!!!!!! Esta é a minha garota! Ahhhh, se no mundo existissem mais profissionais como você…
    Acelera menina…

    • Eventos Perfeitos diz

      Cynthia querida! Tendo tido uma mestra como você para me ensinar os caminhos de tudo o que é especial, não fica difícil. Cada vez que eu me vejo diante de um obstáculo eu lembro do que você criou, do sucesso que conseguiu com seu esforço e obstinação, e vou em frente! Você está na minha prateleira de cima, pra onde olho e me inspiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *